quarta-feira, 11 de maio de 2011

Esmaltes podem causar câncer?

Pesquisa da PROTESTE analisou 12 esmaltes: apenas cinco são livres de componentes nocivos à saúde. Saiba mais!

 

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, PROTESTE, divulgou na última semana uma pesquisa um tanto alarmante: ao analisar 12 esmaltes das três marcas mais vendidas no país (Colorama, Risqué e Impala), detectou que sete deles contêm substâncias nocivas à saúde. Uma, inclusive, é proibida na Europa.
No Brasil, porém, a história é outra: a legislação sequer cita esses componentes e na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não há regulamentação sobre eles. "Os fabricantes estão de acordo com a lei, mas como existem testes na Europa sobre o risco desses produtos, resolvemos analisar e solicitar à Anvisa que revise essa legislação", explica Carlos Comfort, técnico da PROTESTE, de São Paulo.

Mas que componentes são esses?

Entre os componentes nocivos à saúde, considerados cancerígenos na Europa, estão o nitrotoluene, o tolueno e o furfural. Além deles, há o dibutylftalato, que tem seu uso proibido em cosméticos do continente europeu.

Eles fazem mal mesmo?

A pesquisa da PROTESTE não apresenta casos reais de pessoas que foram prejudicadas por esses componentes. Mas Carlos avisa que o uso contínuo pode, sim, causar reações. "Nessa concentração, os produtos não são cancerígenos, mas se usar toda semana, em longo prazo, a pessoa pode ter reações, como desenvolver alergias, irritações ou coisas mais sérias".
"Conforme o tipo de contato, as reações a essas substâncias mudam: no caso de inalação, por exemplo, pode irritar o nariz, olhos e aparelhos respiratórios. Em contato com a pele, pode causar dermatites e irritações", conta a dermatologista Sara Bragança, do Rio de Janeiro, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.

Como foi o teste?

A PROTESTE avaliou 12 esmaltes de tonalidades claras e transparentes, que são preferência das mulheres e definiu os resultados (de muito bom a ruim) de acordo com a qualidade da informação e da exposição de informações no rótulo, da fixação do esmalte após quatro dias, do tempo de secagem, cremosidade, homogeneidade e brilho do esmalte, e da composição.

O resultado alarmante vem da composição!

O que alarmou os especialistas da PROTESTE foi a composição dos esmaltes. No que diz respeito a ela, no estudo, foram aprovados apenas os esmaltes da Colorama e os hipoalergênicos da Risqué. Já a bronca da Associação foi para:
· As tonalidades Blanco Puríssimo, Paris e Renda, da Risqué, por terem nitrotoluene, e tolueno em quantidades próximas, ou no limite permitido pela Comissão Europeia. Segundo a Risqué, porém, não há perigo em seus produtos: "Todos os itens da linha têm registros de produtos válidos na Anvisa e cumprem todas as determinações das legislações brasileiras. A Proteste utiliza a legislação europeia para fazer análise dos produtos e não a brasileira, e nem a americana, que é similar a nossa", divulgou a marca em nota oficial.
· As tonalidades Branco, Branco Hipoalergênico, Cigana e Top Blanc, da Impala. A justificativa da Associação é que a marca coloca dibutilftalato na fórmula, inclusive nas versões hipoalergênicas. Segundo o laboratório da Impala, porém, "todos os itens da linha hipoalergênica possuem testes clínicos de sensibilização cutânea e fotoalergia e seguem estritamente a regulamentação da Anvisa". Já para o uso de bibutilftalato, a Impala informa que o componente "tem seu uso permitido em esmaltes no Mercosul".

E agora?

A PROTESTE enviou a pesquisa à Anvisa e aguarda análise do órgão sobre possível mudança na regulamentação brasileira de cosméticos. "É importante lembrar, porém, que ainda não está muito claro qual a concentração e quanto tempo de contato deve haver para que ocorra o risco de câncer. De qualquer maneira, é melhor procurar esmaltes que não contenham essas substâncias e deixar as unhas descansarem por períodos sem esmaltes ou bases", conclui a dermatologista Sara Braganca. Para não errar, olhe sempre no rótulo das embalagens!
Confira mais informações no site o PROTESTE.

12 comentários:

  1. Oie!
    Nossa, eu fiquei chocada!
    Muito interessante esse post!
    Não fazia idéia que isso podia acontecer.
    Acho q o Brasil deve ser mais rígido pra tudo, desde as normas da Anvisa aos políticos corruptos! ushasuha

    Ahh, são os últimos dias para participar do SORTEIO lá no blog, corre lá!
    Também chegaram novidades na nossa lojinha, alguns produtinhos da NYX, dá uma passadinha lá!
    Beijos!
    www.tchucatchurubba.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Noosaaa...me espantei agora!!!
    http://estilopoly.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Gente, eu tb. fiquei chocada, na verdade quero mais informações direto da anvisa, vou pesquisar no site mais novidades. Esse site é, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, conta hoje com mais de 200 mil associados, constituindo-se na maior associação de consumidores de toda a América Latina.Mas sei lá, no Brasil nada funciona, e o foco de toda empresa é ganhar dinheiro a qualquer custo, então vale a pena ficarmos mais atentas.

    ResponderExcluir
  4. Isso acontece com cosméticos fabricados aqui no Brasil de modo geral...na maioria das vezes não temos informações acerca do que estamos consumindo e acabamos correndo risco,porque não temos um órgão como o FDA americano,que barra qualquer produto que contenha algum componente cancerígeno de ser comercializado...infelizmente passamos por isso,a situação só mudaria se informações como essa fossem mais veiculadas e conscientizassem mais a maioria,mas infelizmente é Braseeell!!

    beijos

    maosglamourosas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Lidi que post super interessante hein?! se vc me permite vou citar ele la nas joaninhas..Eu tenho pouco impala pq eu tenho rinite e sinusite e o cheiro deles é muito forte, eu espirro, nariz entope, e a cabeça dói..tb a validade deles é de ate 4 anos enquanto as outras sao no maximo 2..super valido isso..adorei..
    bjok

    www.ajoaninhadeverniz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Claro fique a vontade p divulgar, acho q deveríamos nos manifestar de alguma forma, sei lá, afinal de contas é nossa saúde, e a internet é o melhor meio p isso.
    Muito válida sua observação em relação aos esmaltes da impala, o q eles causam em vc.
    Aproveito p falar q sempre qd uso esmaltes da avon, tenho muita irritação, coçar bastante, os dedos, rosto e pescoço, fico no máximo um dia, e já tiro. E o q mais me assusta é q todos q compro depois de algum tempo ficam c fundo branco, não entendo o motivo.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu naum sabia disso... Bom saber!

    Bjim

    http://sanrodriguess2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Gentee, sumiu a maioria dos comentários.

    ResponderExcluir
  9. eu sou manicure4 a mts anos...
    obtive uma alergia q quase me matava inchava as palpebras de meus olhos, minha boca e partes do meu pescoço e tbm em meu punho... nao fazia ideian que meu problema era os esmaltes...porem a dois anos vim para España e aqui recem estou voltando a fazer unhas... e nao tive mais estas alergias loucas!!! ate cheguei a suspeitar q era os esmaltes porque uma vez caiu em cima na pele de minha mao e ali ficou o sintoma...
    como aqui eu uso outros esmaltes nao tenho esta reaçao...mas amo os esmaltes do brasil e ate estou pedindo a minha filha que me mande!!!
    umgrade abraço

    ResponderExcluir
  10. ñ fiquei chocada....sou alérgica a 12 anos. lidi querida, se vc ver a resposta q a anvisa me deu qndo denunciei tds os fabricantes, vc vai ficar chocada. um descaso total. tomara q a proteste consiga mudar as coisas. nos EUA tais componentes tbm são proibidos. eu uso colorama e ludurana. ja usei hipos da impala ( muito vagabundo, assim como o esmalte normal) e da risqué. masssss, ñ podemos esquecer q as alergias acontecem pelo uso abusivo, o organismo ñ aguenta e reage contra. vou ver se consigo acessar a resposta da anvisa e posto aki p vc ver. bju flor

    ResponderExcluir
  11. Parecer Final: Prezada Senhora Daiena,

    Orientamos a Senhora no sentido de se encontrar no mercado algum problema suspeito de irregularidade, deve denunciar formalmente junto à VISA para que esta possa, individualmente, providenciar análise fiscal do produto questionado.

    Os esmaltes são regulamentados, classificados como grau de risco 1, e como todos os cosméticos, em principio, não oferecem nenhum risco sanitário, conforme o relatado pela Senhora, por isto, entendemos que ela está falando por si mesma, e de um produto especifico, que para se saber se realmente coloca em risco à saúde, será preciso ser analisado fiscalmente.

    Observamos que existem no mercado diversos produtos desta categoria, com a indicação de hipoalergênico, indicado para as pessoas que sofrem alergias.

    Atenciosamente,

    GERÊNCIA-GERAL DE COSMÉTICOS


    ta ai lidi.

    ResponderExcluir
  12. Daiena, o descaso é total mesmoo, meu Deus!! As informações estão ai circulando na internet pra quem quiser, o problema é q com todos os riscos que cercam esses produtos as vendas só aumentam, então pq eles fariam algo sendo q os esmaltes nunca venderam tão bem qt. hj em dia. Acho q Anvisa precisa de uma reforma de novos critérios, já vi como feito as liberações de alguns produtos quimicos e é ridiculo. Estou fazendo como vc, optando por esmaltes livre dessa química toda.

    ResponderExcluir