domingo, 20 de novembro de 2011

Dia Nacional da Consciência Negra.

A Lei n.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
A escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi - líder do Quilombo dos Palmares- foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares.
Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1534).
A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
Então, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888.

8 comentários:

  1. E viva o dia da consciência negra =)

    ResponderExcluir
  2. amei o teu blog e já estou te seguindo, quando der me segue de volta! http/apaixonadapormoda-yani.blogspot.com
    lindo o post, sobre o dia da conciencia negra!

    ResponderExcluir
  3. Eu creio em todas as consciências! Tenho fé
    Bom final de domingo
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  4. Oi flor adorei conhecer seu blog e super amei o tema abordado,parabénsja virei sua seguidora,te convido para conhecer meu cantinho e se gostar me seguir tbm, será um prazer ter vc lá ,tenha uma semana abençoada,bjus
    http://blogdasonhagleide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post amiga, linda homenagem para esse dia super especial!! E viva o dia nacional da consciência negra!!!
    Beijos...

    http://esmaltequeuso.blogspot.com

    ResponderExcluir