Para compor o figurino de uma novela das nove, é preciso muita pesquisa, além de uma equipe competente e diversificada. Segundo Beth Filipecki, que assina o figurino de Fina Estampa ao lado de Renaldo Machado, os 22 profissionais sob seu comando deram conta do recado. Na trama de Aguinaldo Silva, os personagens usarão roupas coloridas, dinâmicas e modernas, bem no clima da cidade que sediará a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. “Cabe ao figurino desenhar da melhor forma possível a alma desses personagens que estão sendo criados”, ela afirma. Em entrevista ao site, Beth comenta as inspirações para esse trabalho, as tendências para o verão 2012 e ressalta o cuidado com as cores da novela: “A nossa preocupação foi ter uma paleta que percorresse o azul do mar, o verde da floresta, a areia, o urbano. Não usamos roupas pretas em Fina Estampa”.
Qual é o ponto de partida para criar o figurino de uma novela como Fina Estampa?
Primeiro, tratamos de desenvolver uma ideia desse Rio de Janeiro descrita na sinopse, ver como são esses diferentes olhares da cidade. É uma ampla pesquisa feita pela equipe do figurino, que passa por internet, fotos, pelas ruas da cidade. Depois, eu e Renaldo fomos escolhendo profissionais que compõem um perfil variado, que conseguem formatar em rede esse trabalho. Cabe ao figurino desenhar da melhor forma possível a alma desses personagens que estão sendo criados, e a equipe de figurinistas tem que ter uma vivência muito holística dessa cidade.
Equipe de figurino (Foto: Fina Estampa/TV Globo)Qual é a principal preocupação da equipe de figurino ao começar esse trabalho?
Temos muito cuidado com a paleta de cores. Por exemplo: não usamos roupas pretas na novela. Porque o Rio de Janeiro é a mistura das cores, e o preto é a ausência dela, é a sombra da cidade. A nossa preocupação foi ter uma paleta que percorresse o azul do mar, o verde da floresta, a areia, o urbano. Nós estudamos todas as tendências da moda primavera-verão 2012, e a questão da natureza na cidade é uma tendência mundial. O figurino segue as tendências contemporâneas de quem está circulando na Cidade Maravilhosa. É uma cidade que vai receber a Copa do Mundo, as Olimpíadas, então também tratamos do esporte, de ação, do moderno, tecnológico. Estamos trabalhando muito mais com a escola impressionista de pintura, onde uma cor se mistura com a outra.
Destaque para o look moderno de VanessaEm que vocês se inspiraram para compor o figurino da novela?
A natureza do Rio de Janeiro inspira o figurino e, principalmente, a ideia de comunhão, uma unidade entre o feminino e masculino. O conceito que li no Aguinaldo Silva é “qual é a sua figura hoje, como você está se vendo hoje?”. É uma brincadeira do duplo. Estamos trabalhando muito com a ideia das camadas, do processo de transformação. O objetivo é mostrar essa ligação entre os núcleos. O Rio convive entre o mar e a montanha, e existe uma conversa entre esses lados. Não há uma figura fixa. As roupas têm movimento, são dinâmicas.
Como é feita a escolha dos tecidos?
Depois de escolhida a paleta de cor, a gente parte para a escolha dos tecidos. Separamos as categorias: seda para os ricos; quando se trata de núcleos mais populares, temos o algodão e a renda, mas sempre ligada ao artesanal. No núcleo rico, temos renda com alta tecnologia, em sedas, em brocados. No núcleo esportivo, temos tecidos de alta tecnologia, como o dry feet, que representam limpeza, ação, atividade, leveza. Na linha praia, usamos cores mais acesas, tecidos com stretch, com neon, brilhos, lycra, a malha fit. Tentamos viabilizar um procedimento comprometido ecologicamente nos fios e nas texturas para o lado mágico da novela, que é o Recanto da Zambeze. E a gente está fazendo com que toda essa cidade seja ligada pelo jeans. Todos os personagens trabalham o azul, desde o mais alegre, como o piscina, até o azul marinho, que é o nosso tom de escuridão. Esses pigmentos vão sendo distribuídos para os personagens de acordo com a trama.
A personagem de Lilia Cabral usa um macacão de brim cinza. Escolha dos acessórios?
Acessórios desenhados em banho de em ouro, prata, cobre e pedras preciosas dão a ideia do sol e a passagem do dia até a noite. O artesanato também está presente na ficção. Estamos investindo bastante nessa questão dos acessórios de acordo com o perfil do personagem. Com uma boa bolsa, um bom cinto, você muda seu visual contemporâneo.
O figurino da Griselda é peça fundamental para evidenciar as características da personagem. Como foi o trabalho do figurino nesse caso?